Atravessada pela Linha do Equador, a região Norte do Brasil é composta por 7 estados, incluindo o Amazonas, que possui uma das maiores reservas de florestas equatoriais em todo mundo, que também dá nome a um dos principais rios do planeta, responsável ainda pela maior bacia hidrográfica do mundo, com seus mais de mil afluentes.
Apesar do grande potencial brasileiro, poucas pessoas fazem turismo na região norte do Brasil, um dos lugares mais belos do país e que curiosamente fica muitas vezes excluído dos roteiros de turismo nacional. A região possui lugares paradisíacos e é perfeita para quem está fugindo das aglomerações e badalações dos grandes centros. Confira a seguir uma lista com 8 destinos no Norte do Brasil para conhecer e se apaixonar.
Alter do Chão, Pará
A praia doce mais famosa do Brasil, Alter do Chão, na cidade de Santarém, no Pará, já foi eleita a praia mais bonita do país, com suas areias branquinhas e águas cristalinas do rio Tapajós. Conhecido como o Caribe Amazônico, tem em setembro seu melhor mês de visitação.
Isso porque o volume de água do rio diminui, formando bancos de areia e praias. Já nos períodos de cheia do Tapajós, é possível aproveitar os passeios de barco e as trilhas pela floresta. Entre as praias que fazem parte do destino, a Ilha do Amor é o cartão-postal da cidade.
Ilha de Marajó, Pará
A Ilha de Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo, localizada no Pará, banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio Amazonas. Nela se encontra uma infinidade de águas desertas, mangues e igarapés a serem visitados, além de uma encantadora fauna e flora. Pode-se acessar a ilha a partir de Belém, de onde saem os barcos rumo à ilha.
Experiências únicas podem ser feitas no lugar, como por exemplo, o inusitado passeio de búfalo (para os mais ousados!). Também é possível praticar ciclismo e fazer trilhas na ilha. Um dos melhores meses para visitar a ilha é no mês de julho, quando o clima está mais propício para os passeios.
Encontro das Águas, Amazonas
Se você vai a Manaus, não pode deixar de conhecer um dos espetáculos naturais mais conhecidos e bonitos da região norte, o Encontro das Águas. O fenômeno ocorre no ponto em que os cursos dos Rios Negro e Solimões se juntam para formar o Rio Amazonas.
Devido às grandes diferenças físico-químicas entre os dois rios, suas águas, de cores negra e barrenta, correm paralelamente sem se misturar por vários quilômetros. A maneira mais tradicional de conhecer as diferenças e belezas desse espetáculo é pegar um barco e ir até o Encontro.
Teatro Amazonas, Manaus – Amazonas
Um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, o Teatro Amazonas é símbolo da era de ouro de Manaus, que se deu durante o Ciclo da Borracha. Foi inaugurado em 1896 e, além de ser palco para os mais variados espetáculos, hoje conta com um acervo histórico super completo, funcionando como museu. O espaço já recebeu, entre outros eventos, óperas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas, corais e orquestras.
Arquipélago de Anavilhanas, Amazonas
Este destino amazonense está há aproximadamente 100 km de distância de Manaus. É um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo. Nele você poderá fazer diversos passeios a barco entre as ilhas e igarapés. Se você for no período de seca, poderá aproveitar a formação de praias na região. Também pode aproveitar o Parque Nacional do Jaú, rico em trilhas bem interessantes para serem exploradas.
Monte Roraima – Roraima
O monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés.
Rio Madeira – Rondônia
Em Porto Velho, no estado de Rondônia, esse passeio não só existe como também é muito procurado pelos visitantes. Com duração de mais ou menos 1 hora, o tour vai até a ponte do Rio Madeira e passa pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Além de alguns barcos terem restaurantes a bordo, que promovem uma imersão e tanto na culinária local, às vezes o trajeto é feito com a presença especial dos botos.
Parque do Jalapão – Tocantins
Acima de tudo, este é um destino que nasceu para o ecoturismo e para quem curte muito uma aventura. Emoldurado por cachoeiras, águas transparentes, chapadas e dunas cor de laranja, o Parque do Jalapão é um legítimo oásis.
A queda d’água em formato de ferradura da Cachoeira da Velha é um de seus ícones, assim como o Fervedouro do Ceiça (poço cristalino no qual é impossível afundar devido à pressão da água). Ao mesmo tempo, vale conhecer a grandiosa fenda do Cânion Sussuapara e a Pedra Furada, mirante de onde se tem acesso a um pôr do sol incrível.
O que achou do conteúdo? Qual desses locais é seu favorito na região Centro-Oeste?
Aproveite essas dicas para programar a sua próxima viagem e conhecer as belezas que o Brasil tem para oferecer, em especial o centro-oeste.
Veja mais posts em nosso Guia de Viagem.
Conheça nosso instagram.