O turismo no sul é conhecido por ter temperaturas mais baixas, principalmente no inverno, sendo o período em que é possível ver neve e ter contato com temperaturas negativas. O melhor de tudo? São diversas opções de cidades e passeios bem legais que combinam com todos os tipos de pessoas – desde as mais aventureiras até as que buscam relaxar!
Pensando nisso, nós do Lugares onde ir fizemos uma lista com 8 lugares para turismo no sul para curtir o frio no sul do Brasil. Confira:
MORRETES – PARANÁ
A 380 km de São Paulo, a cidade de Morretes é uma das mais antigas do Paraná e guarda um conservado casario colonial. Seu centro possui construções históricas que valem a visita, além de sua gastronomia diferenciada, como o prato regional ‘barreado’ – a carne é cozida em panela de barro vedada com farinha de mandioca por mais de 12 horas.
URUBICI – SANTA CATARINA
A gelada Urubici também é muito procurada por fãs da neve, já que o local bate recordes em temperaturas negativas durante o inverno. O destino abriga atrações como o Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, onde se encontra a Pedra Furada, uma rocha com uma fenda central de 30 metros de diâmetro.
SÃO JOAQUIM – SANTA CATARINA
A cidade de São Joaquim é famosa por ostentar baixíssimas temperaturas durante a temporada de inverno – o que atrai centenas de turistas curiosos para ver a neve. A programação por lá não foge muito do comum: passeios pelo centro e arredores, museus e, claro, visita a bons restaurantes.
VALE EUROPEU – SANTA CATARINA
O Vale Europeu abriga 49 municípios catarinenses, como Blumenau, Pomerode e Nova Trento. O ecoturismo, santuários religiosos e festas típicas são os destaques dessas cidades. Em julho, a região recebe mais uma edição das travessias de 8 dias, feitas com bicicleta pela Rota Enxaimel, além de incríveis vinícolas, cachoeiras e grutas.
GRAMADO – RIO GRANDE DO SUL
Gramado é uma cidade única em solo brasileiro! Contando com uma cultura muito particular, arquitetura característica e inúmeras opções de lazer para turistas, é um destino mais do que recomendado para quem quer ter contato com o que a cultura local tem a oferecer de melhor. Por meio da forte influência da cultura europeia, a região oferece aos visitantes a experiência de visitar a Europa sem sair do Brasil.
CANELA – RIO GRANDE DO SUL
A apenas 7 km de Gramado, Canela possui incríveis passeios e pontos turísticos, como a Cachoeira do Caracol. É possível acessá-la através de uma trilha com cerca de 900 degraus que leva ao pé da queda d’água! Além disso, o passeio de teleférico que proporciona uma visão panorâmica do parque e da cachoeira é de tirar o fôlego.
VALE DOS VINHEDOS – RIO GRANDE DO SUL
No sul do país, a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil! São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.
CAMBARÁ DO SUL – RIO GRANDE DO SUL
Localizada no Rio Grande do Sul, mais precisamente a 980 metros de altura, a cidade de Cambará do Sul se destaca por conta de seu valioso tesouro nacional: imponentes e belíssimos cânions. Cenário de inúmeras novelas brasileiras, o local está caindo no gosto dos turistas que buscam uma viagem incrível em meio a um lugar ainda desconhecido por muitas pessoas. Com parques nacionais, cachoeiras e imensos cânions, a viagem surpreende até os mais céticos.
O que achou do conteúdo? Qual desses locais é seu favorito na região Sul?
Aproveite essas dicas para programar a sua próxima viagem e conhecer as belezas que o Brasil tem para oferecer, em especial o Sul.
Turismo no Sul
Veja mais posts em nosso Guia de Viagem.
Conheça nosso instagram.